12 de setembro de 2013

4 CDs da Cassiane entre as Grandes Produções Musicais Confira:

TOP 15 das Grandes Produções Musicais


Hoje iremos falar das maiores e melhores produções musicais no estilo PENTECOSTAL. Abordaremos aqui os 15 discos gravados desde o ano 2000 até agora, enfatizando os produtores musicais mais renomados desde aquela época até os dias atuais.

Confesso que fazer a top-list dos 15 CDs mais bem arranjados não foi nada fácil, talvez o top 5 tenha sido mais tranquilo pois até agora nenhum CD conseguiu superá-los, ao longo da matéria você entenderá o porque da afirmação. Quando esta se aproximando do fim dos 10 CDs mais bem produzidos a situação começou a complicar, pois muitas cantoras apresentaram belos trabalhos, tem lindas vozes, vocais extraordinários, mas esse não é o foco principal, como disse no início do texto iremos analisar “As melhores PRODUÇÕES musicais!”.


TOP15

Para dar início ao nosso top 15, Rose Nascimento – Para o mundo ouvir, produção de Tuca Nascimento, com certeza esse foi o CD que mais marcou a vida da cantora, pois o hino “Fiel toda vida” foi o marco na carreira de Rose, mas em termos de produção musical nenhum CD até hoje, as vésperas do lançamento do seu novo trabalho “O menor da casa”, garanto, nenhum trabalho teve uma riqueza de arranjos tão grande. A faixa “Para o mundo ouvir” é o maior destaque do CD.


TOP14

O próximo de nossa lista é um dos CDs mais vendidos e entoados no Brasil desde o início dos anos 2000, “O segredo é louvar” onde Lauriete iniciou uma nova era do pentecostal com produção do maior produtor musical do momento Jairinho Manhães, que trouxe um novo conceito de arranjos, de vocais e de ousadia nas aberturas e pontes entre estrofe e refrão.

TOP13

“Rastro de unção” foi considerado o melhor CD da carreira de Rozeane Ribeiro, onde o maestro Melk Carvalhedo explorou o melhor do estilo pentecostal na voz da cantora, com arranjos fortes, seguindo a linha do estilo musical do produtor, esse CD ficou marcado, pois agradou em geral a maioria das igrejas do Brasil.


TOP12

Damares ficou conhecida pelo CD mais impactante em sua vida “Apocalipse”! De lá pra cá, Damares nunca mais foi à mesma, foi sucesso em todo Brasil com os arranjos de Melk Carvalhedo que foram entoados em todo país por suas belas batidas e cordas. A canção “Um novo vencedor” do disco “Diamante” foi o carro chefe do trabalho. O estilo pentecostal tradicional foi mantido em todas as canções do disco.

TOP11

O CD “Escolhidos” de Elaine de Jesus foi o CD que conseguiu aproximar a qualidade que vimos nos seus trabalhos anteriores. A qualidade dos arranjos de Ronny Barboza e Adelso Freire garantiram ao CD uma produção impecável. Tanto que estar mais para pentecostal de que para pop como era o estilo de Elaine desde o “Pérola”.

TOP10

“Com muito louvor” chegamos à décima posição do top15, o CD de nome homônimo ao iniciado na frase foi e é até hoje o CD pentecostal mais vendido no Brasil, mas saindo dos números e partindo para a produção musical de Jairinho Manhães, esposo de Cassiane, foi nesse trabalho que vimos às batidas e paradinhas de Jairinho ganharem notoriedade e serem seguidas pelos outros produtores musicais até então. A música mais impactante do CD é “Hino da vitória”.

TOP09

Mais uma vez Cassiane emplaca uma colocação no top-list, agora com o CD “Sementes da Fé”. Produção de seu esposo Jairinho, esse foi o trabalho que mesclou com mais maturidade o Pentecostal ao Pop, batidas, violinos e efeitos sonoros não foram poupados em nenhuma canção. A levada mais ritmada norteou os próximos trabalhos que viriam na carreira da cantora e do maestro.

TOP08

Considerada carinhosamente como a “rainha do pentecostal”, Shirley Carvalhaes apresentou ao público no meio dos anos 2000, o CD mais ousado de sua carreira, “Página Virada”. Depois de explodir com o CD “Há uma saída” que foi genuinamente pentecostal raiz, Shirley veio com um pentecostal mais ousado (Jairinho Manhães) e tradicional (Merewilton Lages). A mistura foi um CD excepcional do início ao fim.

TOP07

Voltamos a sétima posição do top-list com o CD “Apocalipse”. Melk Carvalhedo trouxe um dos CDs mais ousados e impactantes de sua carreira e do pentecostal no Brasil. Com uma visão “arrebatadora” o disco marcou uma nova era na vida de Damares e claro, levou o nome de Melk Carvalhedo ainda mais longe. Merece elogios!

TOP06

Eliane Silva se aproxima do TOP5 com o disco “É preciso ter fé”, em minha concepção esse CD foi um dos mais caprichados e ousados já produzidos por Melk Carvalhedo. “Dono da Festa” e “Isso é coisa pra Deus” arrancam suspiros de quem canta. Até hoje nenhum outro CD produzido pelo maestro foi tão cuidadoso do início ao fim.

TOP05

Produzido por Jairinho Manhaes no início do ano 2000, Elaine de Jesus “Até o fim” foi o “estopim” na parceria de Jairinho e Elaine, juntamente de “Presença” e “Com muito louvor”. De todos os trabalhos de Elaine, esse foi puramente pentecostal e nisso Jairinho caprichou nos arranjos que marcaram uma década. “É demais” foi a mais impactante das faixas.

TOP04

Depois de marcar um novo tempo no pentecostal com o CD “Com muito louvor”, a dupla Cassiane e Jairinho tinham uma responsabilidade a mais ao lançar o disco “Recompensa”. Confesso que eles se superaram mais uma vez. As batidas e cordas foram acentuadas e mais uma vez o produtor se reciclou e criou um novo conceito no pentecostal.

TOP03

Lauriete chega à terceira posição do top list com o CD “Presença”. Jairinho Manhaes mais uma vez foi o responsável por nos presentear com um trabalho lindo do início ao fim. A faixa “Toca nas aguas” é um espetáculo a parte e trouxe o melhor do estilo pentecostal, cordas, back e metais formam o estilo característico de Lauriete. Em minha análise é o melhor CD da carreira da cantora.

TOP02

Com o segundo lugar em nosso ranking, “Pérola” foi um divisor de águas no estilo da cantora Elaine de Jesus, nos arranjos do produtor Jairinho Manhães, mas principalmente na música pentecostal Brasileira que ganhou uma nova vertente até então desconhecida, o Pop-pentecostal. Arranjos fortes, pesados, com uma pegada mais americana, pérola foi e é o “must” do pop-pentecostal. Nenhum outro CD do gênero conseguiu superá-lo. Diria eu que foi a segunda obra mais primorosa de Jairinho Manhães.

OBS: Vale lembrar que o disco teve uma faixa produzida por Paulo C. Baruk (Homenzinho Torto) e duas faixas por Dan Cleary (Vem com glória)/Deus tu és bom).


TOP01

Considerado o “Beethoven da música gospel”, Jairinho Manhães fez o que nenhum produtor conseguiu até hoje. Excelência ao extremo seria pouco para descrever o álbum “A cura”.

Com 10 anos de seu lançamento, nada se compara aos detalhes das partituras, do back vocal (coral literalmente) com 16 vozes entre elas; Eyshila, Cassiane, Jozyanne, Janeh Magalhaes, Jairo Bonfim, Kátia Santana.

Com violinos que só faltavam acelerar o coração de quem ouve, arrepios são exacerbados pela emoção desde a abertura de “Tremendo e Santo” e terminam com os suspiros de “Sinfonia de louvor”.

Simplesmente uma “OBRA PRIMA” em forma de CD!



REPÓRTER PENTECOSTAL | EVERTON LIMA | FACEBOOK TWITTER

REPÓRTER PENTECOSTAL | MARCO AURÉLIO | FACEBOOK @marcosaurelio63

ADMINISTRADOR DO SITE | RENZZO OZZNER | FACEBOOK | @renzzoozzner

10 comentários:

  1. Digno! mas faltou o CD Faça Diferença!

    ResponderExcluir
  2. faltanram mas CDs da Shirley

    ResponderExcluir
  3. Apesar do TE nao ser lançado em CD Fisico ele poderia estar ai também!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, boas recordações, amo demais esses cds, gostei da colocação... muito bom.

    ResponderExcluir
  5. concordo!!! melhor produção de encarte!!!

    ResponderExcluir
  6. s CD"s da Cassiane são os melhores.. sem duvida alguma..

    ResponderExcluir
  7. Que matéria showwwww, realmente a Cassiane tem os melhores CDs produzidos do Brasil. A CURA é um marco em nossas vidas, perfeito!

    ResponderExcluir