27 de maio de 2013

Olhar Pentecostal Analisa DVD 'Um Espetáculo de Adoração', De Cassiane Confira:


Depois de receber inúmeros pedidos vamos analisar o DVD 'Um Espetáculo de Adoração' da cantora Cassiane. O projeto foi gravado em São Sebastião, litoral de São Paulo, em setembro de 2012.

O projeto contou apenas com canções dos dois últimos discos da cantora pela Sony e mais uma vez a MK mostrou que não libera canções da cantora que eles ainda esperam que volte pra lá.

Três canções inéditas foram inseridas no disco que contou com a participação ilustre da companhia de teatro 'Jeová Nissi'. As canções ganharam enredo teatral e mensagens edificantes dando um brilho maior ao projeto.

Vamos agora analisar cada faixa do DVD, preparados?

DE UMA FORMA DIFERENTE
O Enredo teatral fala sobre condenação de um inocente, de fé, perseverança e destaca que a última palavra vem de Deus.

A canção é uma das mais lindas de Cassiane, com letra forte é possível ver uma mensagem de encorajamento para todos aqueles que, um dia, já pensaram em desistir.

O único ponto fraco é ver Cassiane cantando ‘presa’ sem poder gesticular e andar livremente – Mas claro que isso se torna aceitável dentro do contexto histórico/teatral em que a canção está inserida.

DESCANSO
O Contexto teatral ainda segue a linha de questionamentos acerca da prisão, mas a fala destaca a confiança em Deus e, desta forma, a confiança no Descanso do Senhor.

Mesmo não sendo uma das melhores canções não há como negar que a canção é de bastante adoração e exaltação a Deus. 

Destaque para o Back vocal harmônico e o posicionamento das câmeras que puderam captar vários ângulos diferentes dando mais dinamismo no DVD. O clima de abertura do DVD só acontece no final dessa faixa quando Cassiane conversa com o público e ministra sobre todos a confiança em Deus.

FAZ-ME VIVER OUTRA VEZ / SOU MILAGRE DE DEUS
A canção começa sem enredo teatral. A letra de ‘Faz-me viver outra vez’ é altamente tocante, fala sobre mudança de vida e força para vencer o mal. ‘Sou um Milagre de Deus’ é uma das melhores canções de Cassiane dos dois últimos discos -  a faixa ficou bem pop, mas perdeu o clima de rock que tem na versão em disco. Mesmo que a segunda canção tenha sido mais aproveitada, não entendi porque uniram duas canções tão belas que poderiam facilmente ser cantadas separadas e na íntegra. 

 - No final da canção Cassiane fala sobre ser milagre de Deus e toca no assunto sério de pessoas que querem a glória da terra e se esquecem de buscar o reino de Deus. Palavra curta, mas forte e com foco. Muito bom!

NÃO VOU ME CALAR
Antes de começar a faixa parece que foi cortado o final da frase de Cassiane e é emendado o inicio dessa canção. Percebi que a Sony já fez isso no DVD Centenário e no DVD da Damares e, sinceramente, preferia que eles mantivessem as ministrações completas.

A canção é a primeira inédita do DVD e foi muito elogiada pelo público. Na minha visão posso dizer que a faixa é muito boa, mas não tem toda potência de grandes singles já gravados por Cassiane. O ponto forte da canção é quando a Cantora diz que o inimigo estará debaixo dos nossos pés.

Destaque para os arranjos de Jairinho que foram ganhando força e se diversificando durante a execução do louvor. Destaque também para as ‘puxadas’ de Cassiane que consegue agudos em tons super-altos.

Mais uma vez Cassiane nos surpreende com a unção de sua ministração falando sobre a missão que temos diante de Deus e que não devemos deixar as pedras clamarem por nós.

A GLÓRIA DO SENHOR
O enredo teatral retorna antes da introdução dessa canção e trata de uma carta levando esperança para quem ainda está aprisionado e espera por uma providência divina.

A canção é um pop pentecostal de destaque. Um belo refrão torna essa canção uma das mais especiais do DVD. A canção tem letra bem tradicional entre os pentecostais e fala da glória de Deus invadindo o lugar onde estão os adoradores.

Uma mensagem profética encerra a canção de forma incrível!

MEMORIAL DE DEUS
A canção é em alto estilo e fala sobre vitória de quem já passou por maus momentos e nesse contexto o juiz recebe ordem do Juiz dos juízes e liberta todas as prisioneiras que comemoram a liberdade com essa canção.

‘Acabou o tempo de sofrer, chegou o tempo cantar’. Essa é uma das melhores canções do CD ‘Viva’ e tem um clima de alegria e celebração que envolve a todos.

Cassiane sacudiu a multidão com essa faixa. Muito bom! Sem dúvida um dos momentos mais especiais da gravação.

CELEBRAREI
A canção que foi escolhida como primeiro single do CD ‘Viva’ segue a linha da canção anterior ainda no clima de comemoração da liberdade das prisioneiras.

A canção também segue o estilo animado de confraternização e vitória. O coral de crianças que entra no palco deixa a canção ainda mais bonita – só não sei se foram elas mesmo que cantaram ou se o back já estava gravado.rs

A faixa é encerrada com Cassiane declarando que para todos que confiam em Deus ‘tem jeito’ e que Deus tem poder de mudar vidas, mas é preciso acreditar nas promessas de Deus e não em homens. Mensagem profunda!

GRITAI
Ainda segundo o contexto da mensagem que trata sobre a vitória de quem crê em Deus é dado início na faixa que é single do disco ‘Ao Som dos Louvores’. Cassiane falou que é preciso persistir para vencer e que não se deve desistir e ressaltou que falta pouco para a grande vitória como na história das muralhas de Jericó.

A canção fala que o grito foi a arma usada por Deus para vitória daquele povo e segue reforçando que e luta vai cessar.

FAMÍLIA NAS MÃOS DE DEUS
Mais uma vez parece que a ministração de Cassiane é cortada e é inserida a introdução dessa canção. 

Antes de louvar Cassiane fala sobre a importância da família e outro corte parece que é feito nas palavras de Jairinho que ministra sobre as famílias para que essas sejam benções de Deus.

Cassiane troca de roupa e os filhos do casal são chamados ao palco para declarar que a família está nas mãos de Deus.

A canção é muito bela, a melodia simples, mas com profundida tornam essa canção bastante reflexiva. As bênçãos sobre o lar são declaradas nessa bela faixa.

PAPEL DE BALA / O TEMPO / O AMOR VOCÊ E EU
O clima de família segue com Cassiane declarando seu amor por Jairinho Manhães levando o público ao ‘delírio’. O casal aproveita para abençoar a vida dos casais e também de quem ainda pretende casar. Emocionada a cantora agradece a Deus pelo esposo que tem.

A canção ‘Papel de Bala’ é iniciada e cantada em grande coro reforçando o sucesso da faixa. A simpatia da cantora é percebi na canção que mantém o clima de romantismo e emoção.

AMIGO ESPÍRITO SANTO
Esse é, sem dúvida, o momento mais especial, espiritual e emocionante do disco. A canção que, pra mim, é a melhor do DVD tem sido especial na vida de muitas pessoas que sentem a presença de Deus ao cantar ou ouvir essa linda faixa.

A declaração simples mostra que palavras são insuficientes para declarar nosso amor e dependência a quem nos criou. A adoração genuína acontece de dentro para fora e isso eu percebi assistindo essa canção no DVD. Impossível não se emocionar.

PRIMEIRO AMOR / 24 HORAS
Uma mensagem sobre a reconciliação emociona todos presentes e entra no clima da canção ‘Primeiro Amor’. O clima de sensibilidade ao espirito santo é muito forte nessa faixa. A introdução com violão ficou perfeita e emocionante.

Muitas vidas se reconciliam naquele momento e a cantora abençoa cada vida que tomou a decisão de voltar ao primeiro amor. Na sequencia a cantora canta ’24 horas’ e uma mensagem de perseverança mostrando que Deus estará ao seu lado o tempo todo, em todos os momentos. O clima acústico dá espaço para o pop e a canção ganha força – muito especial esse momento no DVD.

AVIVAMENTO
A canção é forte e tem letra altamente pentecostal. Versa sobre o avivamento que é buscado em forma de oração cantada. O clima pop deu uma derrubada no estilo pentecostal. Os arranjos poderiam ter sido bem melhores e mais batidas de bateria criando um ‘climax’ no fim da canção – e isso não existe! Como já disse em outra postagem a versão de Kézya Nunes ficou bem melhor por causa dos arranjos.

DESEMBORCA O VASO / RECEBA DE DEUS
O famoso forró das pentecostais não poderia ficar de fora. As duas canções do estilo gravadas nos dois últimos discos estão nesse medley. Para quem curte o estilo é um prato cheio.

Canções nesse estilo são sempre animadas e pra cima e isso é bem bacana de ver em imagens, na interação da cantora com o público.

O NAZARENO
A inserção de conteúdo teatral e conceito circense voltam a ganhar espaço no DVD com uma das, senão a mais profunda e chocante mensagem o DVD. Ao falar sobre pessoas que tentam se equilibrar no pecado, no erro e no disfarce soou como despertamento não só para quem acompanhou a gravação, mas também para quem o assiste. Falar sobre máscaras, muitas das vezes, usadas por pessoas da igreja é um tema forte que foi muito bem elaborado. O enredo lembra que quando o Nazareno chegar todas as máscaras, caíram por terra.

Cassiane chega ao final da mensagem com um novo traje e com o back ao seu derredor. A letra apocalíptica da canção é forte e foi muito bem executada. Não poderia ter canção melhor para o momento. 

Em questão de canção sobre o arrebatamento poderiam ter incluído, um trecho que fosse, da canção ‘Cristo Vem’ que é muito forte.

CRISTO OU BARRABÁS
Com uma curta mensagem a cantora dá iniciou ao contexto sobre a crucificação e neste momento é dado inicio a introdução dessa canção. A faixa é bonita, mas perde em refrão.

CREIA NO MILAGRE
A canção fala sobre o pode de Deus em fazer milagres e destaca que, crendo receberás o seu milagre. Eu não gosto muito da faixa, além de muito repetitiva não tem brilho próprio.

NA ORLA DO MANTO
Ainda no contexto de milagres a cantora destaca que é preciso crer para ver o milagre. Na sequencia começa mais uma canção inédita que conta a história da mulher do fluxo de sangue que buscava seu milagre.

A canção tem levada pop, e tem na letra das estrofes seu maior destaque. No contexto geral a canção é boa e tem destaque maior por causa da unção da cantora porque se analisar só a canção ela tem muita repetição e tem horas que nem parece canções do estilo ‘Cassiane’.

AO SOM DOS LOUVORES
Muito me surpreendendo a canção começa sem ministração e sem participação do grupo de teatro. 

A canção que dá nome ao último disco lançado pela cantora em 2011 foi escolhida para ser cantada no encerramento da gravação. Com uma letra forte, melodia gostosa e arranjos bem elaborados temos uma bela canção para terminar a gravação em alto estilo.

CONCLUSÃO

O DVD foi inovador por levar o teatro para uma gravação musical. Ao ler sobre essa mistura de contexto teatral e as canções da Cassiane juro que esperava por algo bem mais forte. As partes que aparecem os atores e enredo teatral ficaram curtas e, de certa forma, até fracas levando em consideração a potência que o grupo Jeová Nissi tem – a peça ‘Jardim do Inimigo’ que não me deixa mentir.

As primeiras partes que fala sobre prisão de mulheres ficaram confusas – elas estão presas e parece que são inocentes, mas não é explicado porque foram presas. O juiz aparece dizendo que elas ficarão presas e depois aparece dizendo que o Juiz dos juízes decidiu as liberar. Sem contar que Cassiane abre o DVD sendo presa e logo está solta, dando um ar de que começou conectada com a história e depois saiu dela.

As canções, em sua maioria, não são cantadas por Cassiane em seus shows. A falta de canções impactantes que marcaram os 30 anos de Cassiane e a falta de grandes singles nos dois últimos discos da cantora, pela Sony, se tornam perceptíveis porque em poucas horas se mostra o público cantando junto, dando um ar de que poucas pessoas sabiam as canções que foram gravadas.

O encerramento do DVD com ‘Ao Som dos Louvores’ foi bom, mas deu a impressão de que foi usada essa canção porque Cassiane não tem, nos últimos CDs, faixas animadas como tinha em ‘Tudo Novo’ ‘Ele é o Rei’, ‘Cristo está comigo’ que são canções que as pentecostais costumam usar para encerrar gravações em clima animado e de comunhão.

Os cortes nas ministrações é uma grande crítica à Sony Music. Parece que eles não entendem que no meio gospel, além das canções, o público curte, e muito, a ministração das cantoras. 

O destaque vai para a unção da cantora que é inconfundível, os arranjos de Jairinho também merecem elogios, mas ele poderia ter tirado um pouco dos instrumentos de sopro (na minha opinião).

O back vocal ficou impecável, mas se tivesse mais vozes ficaria ainda melhor. O grande momento do DVD foi a canção ‘Amigo Espirito Santo’ e ‘Primeiro amor’ além das ministrações de Cassiane e o momento que o casal fala sobre família.

As canções inéditas ficaram boas, mas poderiam ter sido bem melhores. Se juntarmos as três inéditas não seria possível as comparar com ‘Quero Encontra-lo’ do DVD 25 anos – que ficou perfeita.

Cassiane é pentecostal, ungida e faz a diferença. Mesmo sendo um DVD sem grandes canções de repercussão a cantora, com seu carisma soube deixar o DVD bonito, agradável, espiritual e profético. Eu gostei!

Melhores momentos: De uma forma diferente, Sou um Milagre de Deus, Memorial de Deus, Gritai, Papel de Bala, Amor você e Eu, Amigo Espírito Santo, Primeiro Amor, 24 horas, O nazareno e Ao som dos Louvores.

Tiago Terciotty l Blog Olhar Pentecostal

16 comentários:

  1. TAMBÉM COMO CURIOSIDADE, PERCEBI QUE NO ENCARTE TEM A IMAGEM DOS PAIS DE CASSIANE, PORÉM NO DVD NÃO SE VÊ A PARTICIPAÇÃO DELES!!! GOSTARIA DE SABER SE FOI CORTADO TAMBÉM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI FOI CORTADO SIM, POIS NO DIA CASSIANE FAZ UMA HOMENAGEM A MÃE PELO SEU ANIVERSÁRIO.

      Excluir
  2. todos entendemos ou seja o que ocorreu antes não interferi no contexto - ele ocorre de maneira clara. DVD nota 10

    ResponderExcluir
  3. O dvd do ano, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  4. Um Espetáculo de Adoração foi o MELHOR dvd do Ano, creio que leva o Troféu Promessas de 2013. Sem comentar a unção da Cassiane, admiro muito ela.

    ResponderExcluir
  5. Este dvd pra mim é uma bênção fogo puro!!!

    ResponderExcluir
  6. Comprei este Dvd e não me arrependi: é lindo do começo ao fim! Inovador e surpreendente! Chorei na canção "Amigo Espírito Santo".

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente! a Cassiane tem que sair da SONY e voltar pra MK! apesar de tudo o DVD ficou D+

    ResponderExcluir
  8. A Analise ficou Otima! mais nem tudo ai concordo! espero que na MK ela tenha o DVD comemorando 30 anos de Carreira! esse DVD é lindo D+ vale a pena comprar!

    ResponderExcluir
  9. Cassiane cheia de unção! sem duvidas o melhor DVD! falta apenas Divulgação da SONY

    ResponderExcluir
  10. eu estava lá... 3 horas de viagem pra ver um grande espetáculo de adoração ... e sem dúvidas o dvd rebate as críticas.... todas as faixas ficaram ótimas... deveria até ter mais hinos inéditos kkkkk curte e muito... superou de verdade todos os DVDs.... o 25anos foi o 25anos.... agora é um novo tempo.... tempo de Deus na vida dessa grande cantora de Deus... os arranjos ficaram brilhantes... sempre quis um dvd com bastante instrumentos de sopro kkk consegui kkkk ficou épico kkk avivamento está uma pérola de Lindo.... a parte da igreja primitiva oh glória arrebenta kkkkk meu Deus... eu não vou me calar... sem comentários... cantamos semana passada o hino na orla do teu manto na festa dos jovens da igreja que congrego... o céu se abriu e a glória desceu.... obrigado Jesus... foi Mossoró hino tema... fica ou marcado... esse dvd é o melhor pra mim de todos os tempos kkk júnior

    ResponderExcluir
  11. LINDO E MARAVILHOSO...PURA UNÇÃO DIVINA

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a analise,bela produçao do dvd,mas achei sem graça pelo repertorio!!

    ResponderExcluir
  13. Cassiane dava Voce Convinda A Cantora Shirley Carvalhas A ralha da Musica Pentecostal Para Canta Com Voce A sim Ficaria de Mais

    ResponderExcluir